Tenor
O tenor é a voz masculina
que possui maior extensão para agudos podendo atingir até um F5. É claro que
isto pode variar de um interprete para o outro. A nota mais grave que esta voz
pode atingir é um Bb 2.
A palavra tenor significa
sustentar, esta voz é utilizada no meio operístico em papéis principais,
protagonistas. É claro que há exceções, como na ópera Dom Giovanni de Mozart.
Tipos de Tenor
·
Tenor Ligeiro;
·
Tenor Lírico;
·
Tenor Spinto;
·
Tenor Wagneriano;
·
Tenor Dramático;
·
Contra tenor;
Tenor ligeiro
Possui uma região riquíssima
de agudos, chegando a atingir um C5 na voz de peito. Possui flexibilidade e
agilidade em seus agudos. A região média é ágil e clara. Não possui
intensidade. Seus graves são de pouco peso, contudo os possui. Pode utilizar-se
da técnica de coloratura.
Ruan Diego flores, na primeira ária do personagem Almaviva - O barbeiro de Sevilha - Rossini.
Tenor Lírico
É o timbre mais comum nos
tenores. Possui uma tessitura que vai do C3 ao C5. É um timbre redondo e belo. Possui
agudo com uma facilidade imensa para legatos, com agilidade e expressividade, é
também rico em harmônicos. Não possui extensão para coloratura. Seus graves
possuem uma sonoridade mais forte.
José Carreras na ópera La forza del destino de Verdi.
Tenor Spinto
Voz metálica e robusta.
Assemelha-se ao tenor dramático. É uma classificação pouco conhecida. Chega a
atingir um C5, na voz de peito. Enquanto um tenor dramático atinge apenas um
B4.
Franco Correlli canta Granada.
Tenor Wagneriano
Tenor específico para as
óperas de Wagner. Possui agilidade e destreza impressionante. As óperas de
Wagner têm como uma de suas características o cromatismo, que as tornam de
difícil execução. Pode-se dizer que este timbre é uma extensão do tenor dramático.
Tenor Dramático
Timbre raro, robusto, voz metálico
e às vezes áspero. Seus agudos são potentes e pesados, podendo ultrapassar,
perpassar o peso da orquestra. A região central é escura, de grande intensidade
e vigor. A região grave é excepcional.
Jonas Kauffman como Parsifal na ópera de Wagner.
Contra Tenor
Voz raríssima. Na
antiguidade a classe que substituía este timbre eram os castratis, dos quais
podemos citar Farrineli. É um timbre que possui agudos que invadem o campo do
soprano. Possuem uma extensa tessitura e uma riqueza inigualável nos agudos.
Evandro Oliva - Laschia ch'io pianga - Handael
Obs.: Não há palavras para
descrever a beleza deste timbres. Trago a vocês pequenas descrições para que se
situem apenas. Ouçam os vídeos e procurem enxergar a riqueza de cada timbre.
Casino Junket Casino | JtmHub
ResponderExcluirThe Casino Junket is a hotel and 정읍 출장안마 casino near the Harrah's Atlantic City Casino and provides guests with an extensive 강릉 출장마사지 gaming 과천 출장안마 floor, 평택 출장샵 an 경산 출장마사지 easy-to-use casino