quarta-feira, 24 de abril de 2013


Baixo
É o timbre masculino mais grave. Possui grande extensão de graves, passeia por eles com destreza e clareza. A sua extensão mais comum vai de E2 ao E4 (E1 ao E3). Contudo há muitos baixos que possuem mais graves.

Tipo de baixo:
·         Baixo Ligeiro;
·         Baixo barítono;
·         Baixo cantante;
·         Baixo profundo;
·         Baixo super profundo;

Baixo Ligeiro

Timbre raro e leve. Utilizado em papéis buffos e de coloratura. Utilizado a priori em personagens de deuses e pessoas misteriosas. Mas futuramente em papéis de idosos e pais. A ópera Dom Giovanni conta com um baixo em seu papel principal. Sua extensão mais comum parte de um F2 ao F4 (F1 ao F3) podendo, raramente, chegar ao A4 (A3). Região central volumoso. Seus graves são o que o diferencia do barítono.

Ruggero Raimond, na ópera O barbeiro de Sevilha, La Calunnia - Rossini


Baixo Barítono

É um timbre intermediário, se assemelha muito com o barítono.  Possui maior dramaticidade se comparado com o baixo cantante. Na ópera Carmen temos Escamilo, personagem que se encaixa perfeitamente neste timbre. Muito utilizado por Wagner em suas óperas.

Escamilo e Don Jose , ópera Carmen, Bizet.


Baixo Cantante

É o timbre mais comum entre os baixos, principalmente na atualidade.  Sua extensão parte de um E2 ou F2 e pode atingir um F4 ou F#4.  Seus agudos são escuros, redondos e harmoniosos. Possui um legato expressivo. Apto para coloraturas. Sua região media possui potência com grande variedade de cores. Caminha de uma sonoridade aveludada com som suave e doce ao áspero e metálico.  Grande agilidade nos graves perfeito para papéis barrocos e renascentistas.

Ezio Pinza em Dormirò sol nel manto mio regal - Don Carlo - Verdi


Baixo Profundo

Um dos timbres mais graves e pesados da voz masculina. Intenso. Imponente. Possui tessitura que parte de Bb0 ao E4. Agudos metálicos com grande amplidão sonora. Cor áspera e pouco harmoniosa. Região central escura, que chega a prejudicar a dicção. Graves cavernosos cobiçadíssimos.

Cesare Siepi - Leporrelo - Don Giovanne - Mozart.


Baixo Super profundo
Este sim é o timbre mais grave da voz masculina, possui uma extensão de duas oitavas abaixo da média partindo do C0 ao C3. Agudos com grande amplidão sonora, cor áspera e metálica, sem facilidade para legatto. A região central é escura, assim como o baixo profundo, possui dificuldades na dicção. Não há repertório próprio pra este timbre. A nota mais grave que temos em repertórios é um D2 em Osmin personagem de Mozart.

Ivan Rebroff - Ave Maria - Gounod 


Apreciem sem moderação.
Até a próxima!!!
Jhon Paker


4 comentários:

  1. parabéns João Paulo... estou gostando de ver...
    muitas pesquisas e pérolas por aqui. Está ficando organizado e com conteúdo. Continue meu caro e "ouça sempre..."
    abraços. Edgard

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, colega! Está um sucesso! Curtindo e aprendendo muito com você... grande Jhon Paker!!!!!! Andréia

    ResponderExcluir
  3. Baixo.....
    Meu sonho. Não tenho agudos e nem graves potentes; estou à beira do caminho rsrsrsr, mas está valendo(quesito musical).
    Parabéns e obrigado pelo conhecimento propagado.
    Gustavo

    ResponderExcluir