Mezzo-soprano
Hoje falaremos um pouco das mezzo-sopranos. Apreciem sem moderação...
Esta é a voz que se encontra entre o soprano e o contralto. O contralto
legítimo é muito raro, desta forma, a maioria dos papéis que se destinam aos
contraltos são executados pelas mezz-sopranos.
Vejam suas principais classificações, são três:
- Ligeiro;
- Lírico-coloratura;
- Dramático;
Mezzo-soprano Ligeiro
É o timbre mais leve entre os mezzos-sopranos, de pouca intensidade, voz clara e ágil, está mais
próxima dos sopranos, sua cor é
clara com pouco metal e geralmente muito flexível. Possui certa desigualdade de
registros. Quase sempre está associada aos papéis de coloratura. Voz muito
flexível. Seus agudos são leves e de pouca intensidade, os médios possuem muita
flexibilidade e é rica em harmônico, sonoridade harmônica e aveludada. Os
graves de fácil emissão do peito e como uma cor mais forte.
Papéis em óperas:
· Berenice, na homônima ópera de Gluck;
·
Maliká, em Lakmé, de Leo Delibes;
·
Stefano, em Romeo et Juliete, de Charles Gonoud;
·
Siebel, em Faust, de Charles Gonoud;
·
Hansel, em Hansel und Gretel, de Humperdinck;
·
Charlotte, em Wether, de Jules Massenet;
Curiosidade: A cantora gospel
Aline Barros é Mezzo-soprano ligeiro.
Segue Ketevan Kemoklidze, na
ária "Faite lui mes aveux" de Gounod, da ópera Faust. O ária se
destina a personagem Siebel, e foi escrita para mezzo-soprano ligeiro.
Hoje falaremos um pouco das mezzo-sopranos. Apreciem sem moderação...
Esta é a voz que se encontra entre o soprano e o contralto. O contralto
legítimo é muito raro, desta forma, a maioria dos papéis que se destinam aos
contraltos são executados pelas mezz-sopranos.
Vejam suas principais classificações, são três:
- Ligeiro;
- Lírico-coloratura;
- Dramático;
É o timbre mais leve entre os mezzos-sopranos, de pouca intensidade, voz clara e ágil, está mais
próxima dos sopranos, sua cor é
clara com pouco metal e geralmente muito flexível. Possui certa desigualdade de
registros. Quase sempre está associada aos papéis de coloratura. Voz muito
flexível. Seus agudos são leves e de pouca intensidade, os médios possuem muita
flexibilidade e é rica em harmônico, sonoridade harmônica e aveludada. Os
graves de fácil emissão do peito e como uma cor mais forte.
Papéis em óperas:
· Berenice, na homônima ópera de Gluck;
· Maliká, em Lakmé, de Leo Delibes;
· Stefano, em Romeo et Juliete, de Charles Gonoud;
· Siebel, em Faust, de Charles Gonoud;
· Hansel, em Hansel und Gretel, de Humperdinck;
· Charlotte, em Wether, de Jules Massenet;
Curiosidade: A cantora gospel
Aline Barros é Mezzo-soprano ligeiro.
Segue Ketevan Kemoklidze, na
ária "Faite lui mes aveux" de Gounod, da ópera Faust. O ária se
destina a personagem Siebel, e foi escrita para mezzo-soprano ligeiro.
Mezzo-soprano Lírico e
Lírico-coloratura
É um timbre quente muito próximo do soprano, cuja passagem em voz plena
encontra-se habituada, frequentemente, entre o Mi4. Possui grandes
capacidades na região aguda como a emissão de tons agudos aflautados,
normalmente vibrantes e potentes. Tem grande capacidade para a execução de
passagens rápidas e ágil domínio em coloraturas. Ainda é possível incluir na
categoria o "mezzo-soprano acuto" timbre luminoso com a emissão mais
aguda e virtuosa. Denomina-se "lírico" pela passagem de
soprano-lírico para contralto-lírico, em alguns casos dominando esses dois
tipos de vozes, teoricamente, sua extensão na zona de conforto situa-se do Lá2 ao Dó5,
apesar de mezzo-sopranos mais qualificadas apresentarem extensões maiores na
amplitude grave ou na amplitude aguda.
Personagens:
·
Rossina, O barbeiro de Sevilha de Rossini;
·
Dona Elvira, Don Givanni, de Mozart;
·
Angelina, em La Cenerentola, de Gioacchino
Rossini;
·
Isabela, em L’italiana in Algeri, de Gioacchino
Rossini;
Segue Cecília Bartoli (Mezzo-soprano lírico-coloratura) e o barítono
Thomas Hampson no dueto entre Zerlina e Don Giovanni, da ópera Don Giovanni,
Mozart:
Mezzo-soprano Dramático
É uma voz bastante extensa e de grande intensidade, com agudos
vibrantes. Expressa figuras femininas de forte personalidade.
Personagens:
- Amnerís, ópera Aída, de
Verdi;
- Ortruda, ópera Lonhengrin,
de Wagner;
Registro
Registro agudo é vibrante, possui riqueza de cores e de sons
aveludadamente potentes e amplamente sonoros.
Registro central é vigoroso, escuro, de personalidade sonora
enérgica e efetivamente dramática.
Registro grave pode alcançar a tenebrosa potencia do contralto através
da fácil emissão de peito, com uma cor atenorada.
Segue Dolora Zajick em Aída de Verdi, Amnéris:
Referências: CD Formação de plateia
Muito legal, bom saber disso. Gostei muito.
ResponderExcluirOi,preciso de ajuda pra descobrir um vocal que é muito perto do meu e queria saber se a Naya Rivera do Glee é mezzo soprano dramático eu também sou mezzo soprano dramático ou se não for me encomenda cantoras que são mezzo soprano dramático com o timbre Preto igual o da Naya Rivera fazendo favor é pra um solo que vou fazer
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