quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mezzo-soprano


Hoje falaremos um pouco das mezzo-sopranos. Apreciem sem moderação...

Esta é a voz que se encontra entre o soprano e o contralto. O contralto legítimo é muito raro, desta forma, a maioria dos papéis que se destinam aos contraltos são executados pelas mezz-sopranos.

Vejam suas principais classificações, são três:
  • Ligeiro;
  • Lírico-coloratura;
  • Dramático;
Mezzo-soprano Ligeiro


É o timbre mais leve entre os mezzos-sopranos, de pouca intensidade, voz clara e ágil, está mais próxima dos sopranos, sua cor é clara com pouco metal e geralmente muito flexível. Possui certa desigualdade de registros. Quase sempre está associada aos papéis de coloratura. Voz muito flexível. Seus agudos são leves e de pouca intensidade, os médios possuem muita flexibilidade e é rica em harmônico, sonoridade harmônica e aveludada. Os graves de fácil emissão do peito e como uma cor mais forte.

Papéis em óperas:


·          Berenice, na homônima ópera de Gluck;
·         Maliká, em Lakmé, de Leo Delibes;
·         Stefano, em Romeo et Juliete, de Charles Gonoud;
·         Siebel, em Faust, de Charles Gonoud;
·         Hansel, em Hansel und Gretel, de Humperdinck;
·         Charlotte, em Wether, de Jules Massenet;

Curiosidade: A cantora gospel Aline Barros é Mezzo-soprano ligeiro.

Segue Ketevan Kemoklidze, na ária "Faite lui mes aveux" de Gounod, da ópera Faust. O ária se destina a personagem Siebel, e foi escrita para mezzo-soprano ligeiro.




Mezzo-soprano Lírico e Lírico-coloratura


É um timbre quente muito próximo do soprano, cuja passagem em voz plena encontra-se habituada, frequentemente, entre o Mi4. Possui grandes capacidades na região aguda como a emissão de tons agudos aflautados, normalmente vibrantes e potentes. Tem grande capacidade para a execução de passagens rápidas e ágil domínio em coloraturas. Ainda é possível incluir na categoria o "mezzo-soprano acuto" timbre luminoso com a emissão mais aguda e virtuosa. Denomina-se "lírico" pela passagem de soprano-lírico para contralto-lírico, em alguns casos dominando esses dois tipos de vozes, teoricamente, sua extensão na zona de conforto situa-se do Lá2 ao Dó5, apesar de mezzo-sopranos mais qualificadas apresentarem extensões maiores na amplitude grave ou na amplitude aguda.

Personagens:

·         Rossina, O barbeiro de Sevilha de Rossini;
·         Dona Elvira, Don Givanni, de Mozart;
·         Angelina, em La Cenerentola, de Gioacchino Rossini;
·         Isabela, em L’italiana in Algeri, de Gioacchino Rossini;


Segue Cecília Bartoli (Mezzo-soprano lírico-coloratura) e o barítono Thomas Hampson no dueto entre Zerlina e Don Giovanni, da ópera Don Giovanni, Mozart:




Mezzo-soprano Dramático

É uma voz bastante extensa e de grande intensidade, com agudos vibrantes. Expressa figuras femininas de forte personalidade.

Personagens:

  • Amnerís, ópera Aída, de Verdi;
  • Ortruda, ópera Lonhengrin, de Wagner;

Registro

Registro agudo é vibrante, possui riqueza de cores e de sons aveludadamente potentes e amplamente sonoros.
Registro central é vigoroso, escuro, de personalidade sonora enérgica e efetivamente dramática.
Registro grave pode alcançar a tenebrosa potencia do contralto através da fácil emissão de peito, com uma cor atenorada.

Segue Dolora Zajick em Aída de Verdi, Amnéris:


Referências: CD Formação de plateia

2 comentários:

  1. Muito legal, bom saber disso. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi,preciso de ajuda pra descobrir um vocal que é muito perto do meu e queria saber se a Naya Rivera do Glee é mezzo soprano dramático eu também sou mezzo soprano dramático ou se não for me encomenda cantoras que são mezzo soprano dramático com o timbre Preto igual o da Naya Rivera fazendo favor é pra um solo que vou fazer

    ResponderExcluir