quarta-feira, 5 de junho de 2013

Giocomo Puccini
Jhon Paker

Compositor italiano, considerado o verdadeiro sucessor de Giussepe Verdi. Seu amor pela ópera surgiu depois que assistiu, aos dezessete anos, a ópera Aída, de Verdi. Nasceu na cidade de Lucca em 22 de dezembro de 1858, e morreu no dia 29 de novembro de 1924. Puccini é considerado um dos compositores mais famoso de sua época. Suas óperas caminham em meio a todos os estilos operísticos. Cada uma traz uma incógnita em si. La Boheme é sua ópera mais conhecida, a mesma nos leva ao êxtase, nela Puccini retrata o amor e a pobreza com grande realismo, sentimento e nobreza. Puccini é considerado o sucessor de Verdi. Além de óperas Puccini também escreveu música sagra, canções para voz piano, algumas músicas orquestrais.
Suas óperas mais interpretadas são: La Boheme, Tosca, Madame Butterfly e Turandot. Seu pai morreu quando ele possuía apenas cinco anos de idade, Puccini então vai estudar com seu tio Fortunato, que o considerava indisciplinando. Aos dezesseis anos assume o lugar do tio como organista e maestro do coral. Com a ajuda de doações ingressa no Conservatório de Milão. Puccini também participou de uma competição relacionada a ópera em um ato, em 1882, na qual não obteve nenhum êxito. Em 1889 lança Edgar, história e libreto pobres. Tanto que em sua terceira ópera Puccini dispensa o libretista, a Riccordi, pra quem Puccini trabalhava tentou persuadi-lo a aceitar um novo libretista, contudo ele pedi para que a mesma o retire do projeto. Sua terceira ópera é Mano Lescault. As óperas que se seguem são as que consagram o compositor e que já foram citadas aqui: La Boheme, Tosca e Madame Butterfly. Retomando um pouco a história, com sua segunda ópera Puccini quase perde sua carreira, contudo sua terceira ópera, também já citada, faz um imenso sucesso, o que o leva novamente ao topo. Puccini tinha uma relacionamento com Elvira Gemignami, mulher casada. Viveu maior parte de sua vida em um vilarejo Torre del lago, depois adquire sua própria propriedade, conhecida hoje como Villa Museo Puccini, onde viveu até 1921, quando foi forçado a se mudar devido a poluição. Viveu em Viareggio até sua morte.

Referências:
·         CD Rom formação de plateia;

·         Wikipédia - Puccini


Um comentário:

  1. Lembrando que Puccini
    morreu por ironia, com um câncer de de Laringe,era um homem mulherengo, quando morreu encerrou de vez a era de ouro da opera italiana!!!

    ResponderExcluir